domingo, março 14, 2010

Charles Spencer (aka Charlie Chaplin) e as Oito Verdades do Amor


Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, estava no lugar certo, na hora certa, no momento exacto. E então, pude relaxar. Hoje sei que isto tem um nome...
Auto-estima.

Quando me amei de verdade, percebi que a minha angústia e o meu sofrimento emocional não passam de sinais em como estou a ir contra as minhas verdades. Hoje sei que isto é...
Autenticidade.

Quando me amei de verdade, deixei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje chamo a isto...
Amadurecimento.

Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou que a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disto é...
Respeito.

Quando me amei de verdade comecei a livrar-me de tudo o que não fosse saudável, pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. No início a minha razão chamou a esta atitude egoísmo. Hoje sei que se chama...
Amor-próprio.

Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projectos megalómanos. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isto é...
Simplicidade.

Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, assim, errei muito menos vezes. Hoje descobri a...
Humildade.

Quando me amei de verdade, desisti de ficar a reviver o passado e de me preocupar com o futuro. Agora, mantenho-me no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. Isto é...
Plenitude.

Quando me amei de verdade, percebi que a minha mente pode atormentar-me e decepcionar-me. Mas quando a coloco ao serviço do meu coração, ela torna-se numa grande e valiosa aliada. Tudo isto é...
Saber viver!!!

12 comentários:

Elsky disse...

No caminho para o teu blog, pensei.."vou ser apresentada com 8 sugestoes, ate posso gostar delas mas nao me identificar com nenhuma como sendo solucao para as futuras vivencias"..E como me surpreendi e deliciei com o texto que partilhaste aqui..Pode nao ser a resposta concreta as minhas indecisoes mas tera, sem duvida que ser a base para poder responder aos altos e baixos da vida. Sao mandamentos da vida dos quais poderei estar-me a esquecer e voltaste a lembrar-me deles! Bjinho!

Anónimo disse...

Era tudo o que precisava ler hoje...para sentir amanhã. Obrigado! *

Dartacão disse...

Elsky, :) (pelos caminhos)

***

Dartacão disse...

O que aconteceu 'amanhã' (ou melhor, ontem ou antes de ontem)?

=)

Anónimo disse...

Amei-me* ;)

Dartacão disse...

E previste que amar-te-ias no dia seguinte? :)

Anónimo disse...

Previ que seria possível amar-me no dia seguinte :)

Dartacão disse...

Sei quem és? =p

Anónimo disse...

Chegou aí alguma resposta?!.. Não sabes quem sou! E eu também não sei quem és! Mas encontrei-te por acaso..e há algum tempo que te sigo ;)

Dartacão disse...

Que resposta?

Sejas bem vindo, então!

Anónimo disse...

Já tinha escrito que não me conhecias, mas pelos vistos não ficou online, nem tu a viste! "Sejas bem vinda Anónima" ;) Grazie*

Dartacão disse...

Pois, o site assume 'anónimo' e tendemos a assumir no masculino.

Bem vinda! E que continues a encontrar-te nestas linhas! =)

*